28 de mai. de 2011

3º Dia de Caminhada - Villafranca del Bierzo ao Cebreiro

Um dos pontos mais altos da Caminhada de Santiago, a chegada ao Cebreiro foi bastante difícil. Apesar de dormirmos às 22h (17h no Brasil) acordamos tarde para o padrao (este teclado nao tem til) peregrino: 7 horas da manha (2 horas da manha no Brasil). Isso significa que começamos a caminhada às 8h. Ou seja, chegaríamos em torno das 14h no pé do morro e faríamos toda a subida de quase 3h em pleno sol (tem anoitecido aqui 21h30min). Dito e feito, chegamos quase 17h no topo do morro e nao existia mais lugares no albergue (o recomendado é chegar até às 14h em cada cidade para ainda conseguir lugar no albergue municipal (de donativos) que é onde todos tentam ficar.
 
Tenho que dizer que valeu a pena, pois a vista é fenomenal. Sabem aqueles filmes com pessoas correndo no campo, com margaridas e capim alto se movendo conforme o vento, com árvores fazendo sombras, caminho de pedra, morros ao longe, sol, céu azulado, chegando no paraíso? É lá. E no final, ainda atravessamos uma nuvem, ficando um clima de neblina, sonho.
 
De qualquer maneira, como nao conseguimos o albergue, tivemos que ficar em um "hostal" bem mais caro (50 euros o quarto), mas também uma noite sem a orquestra de roncos e um lindo e limpo banheiro só para ti, tem o seu valor. Buenas, nem preciso dizer que aqui aprendemos a valorizar coisas simples da nossa vida.
 
O Cebreiro merece outro comentário à parte, todas as casas sao construidas com pedras, parece uma autêntica aldeia gaulesa (nao mais na França, mas em plena Galícia). Pensei que veria Asterix, Obelix, Ideafix e um javali.
 
 

Um comentário:

Marinella disse...

banheiro limpo é fundamental.