27 de fev. de 2011

Cirurgia de miopia

A cirurgia foi bem obrigada.

A do olho direito, cheguei umas 9h30min e sai 12h30min. É uma cirurgia incrivelmente simples, de uns 6 minutos de duração. O que demorou foram alguns exames pré-cirúrgicos.

O que é chato? Dá muito medo mexer no olho, por ser uma região muito delicada e necessária, e fazer parte daquele 1% de pessoas para quem a cirurgia dá errado (tá certo, tem que ter muito azar). A anestesia é local e colocam um instrumento para manteres o olho aberto. Ou seja, enxergas tudo. Parece que estás na máquina de tele-transporte da Jornada nas Estrelas, com lasers vermelhos e granulados – só que no teu olho. Os remédios te deixam grogue e com muito sono. Aliás, dizem que o melhor a fazer para ajudar na recuperação rápida é dormir. Tenho que fazer compressas e pingar colírios e remédios para não infeccionar. O olho lacrimeja bastante. Estou caolha, escrevendo com o olho direito tampado pois ele não foca de perto e com os óculos sem a lente no lado direito. A luz incomoda, então às vezes fico de óculos escuros pela casa e bato nas portas e nos móveis. O olho está inchado, mas está até bonitinho assim grande hehe.

O que é legal? Não dói (é melhor que ir no dentista), não tem sangue e logo após a cirurgia, já enxergas à distância melhor que antes, apesar do problema com a luz e de não conseguir focar de perto. E a expectativa de enxergares bem e sem dependeres mais de lentes e óculos, se tudo der certo.

A cirurgia do olho esquerdo foi feita dois dias depois, bem mais tranqüila e como não precisava mais fazer exames, não tive que esperar muito. Depois da cirurgia, não tem jeito de focar a vista de perto. Ou seja, agüentar ficar longe do computador, livros e textos, mesmo que apenas por alguns dias, é uma tortura.

O foco vai e vem. Mas creio que, segurando a ansiedade, o melhor ainda está por vir. Ter uma nova visão mundo. E saber que, se eu cair de avião, não precisarei, além de sobreviver, me preocupar em encontrar meus óculos ou lentes (sim, as pessoas tem pensamentos muito estranhos). Após passar meu depoimento para alguns amigos, a surpresa: parece que meio mundo já fez esta cirurgia. E estão todos bem e felizes por terem feito. Recebi depoimentos muito legais. E outras pessoas se motivaram a fazer também.

Fora o fato do Pedro ter tomado o meu chá de camomila que eu fazia as compressas frias para os olhos, dele ter esquecido o picolé que tinha comprado para minha sobremesa na quitanda, e no outro dia ter esquecido o branquinho que tinha comprado para minha sobremesa e o meu pé estar suando mais depois da cirurgia, a recuperação vai bem. Os comentários variam, mas entre 1 e 3 meses estarei com minha visão 100%. Mal posso esperar.

Espero ter deixado boas sugestões, encerro aqui minha sessão de análise profunda como um pires, mas deixando claro que, parte destas lembranças, já levo como algumas das melhores de minha vida (principalmente se eu pegar alguma infecção e ficar cega no tratamento pós-cirúrgico de tanto escrever e-mails e postar hehe).

Obrigada aos amigos pela força e manifestações de carinho recebidas!

3 comentários:

Silvia disse...

Noemita! que bom que foi tudo tranqüilo (eu sabia que iria!). Tens que nos contar o que vês agora que não vias antes, hehe! Beijos.

Vanessa disse...

Que bom que deu tudo certo!
E cada um na sua fase da vida, né? Vc - prestes a enxergar tudo sem lente - eu, comprando óculos para uma miopia/sei lá oque mais tardia ...

Noemia disse...

Obrigada gurias! Por enquanto só a sensação feliz de ver por minha própria conta e risco sem depender de nada. Inclusive meu maior medo era cair de avião no mar e ainda ter que procurar os óculos para tentar sobreviver. Tem cada louco, né?