28 de jun. de 2011

Os Amigos Peregrinos - Missão Cumprida

 

 

Na Frente da Catedral de Santiago de Compostela

 

As Tartarugas Ninjas Chegando em Santiago

 

Um Céu Divino

 

 

O Estado dos Pés

 

Um Olhar Estranho

 

 

Simples e Bonito

 

Um Desvio para Samos

 

O Mosteiro de Samos - Um dos Mais Antigos da Espanha

 

 

Interessante Ler

 

 

No Meio das Nuvens

 

 

A Sobremesa

 

 

A Refeição Principal

 

 

O Menu Peregrino - A Sopa

 

 

A Taverna

 

Na Aldeia de Asterix

 

 

No Cebreiro - O Dia Mais Frio da Caminhada

 

 

Muito cansada, mas encantada com a vista

 

A Subida do Cebreiro

 

Castelo dos Templários em Ponferrada

 

 

Nosso Lanche de Todo o Dia

 

As Placas do Caminho

 

 

A Vista no Caminho

 

 

A Cruz de Ferro está lá desde o tempo dos romanos.

 

O Amanhecer em Foncenbadón

 

3 de jun. de 2011

8° Dia de Caminhada - De Santa Irene a Santiago de Compostela 21 Km

Final da minha jornada. Chegamos em Santiago as 14h. Fomos a Igreja, rezamos, pegamos nossa Compostela e o ultimo carimbo do passaporte (a partir de Sarria, tens que pegar dois carimbos por dia).

Dia bastante contraditorio, de muita alegria e tristeza. Alegria por ter conseguido cumprir meu objetivo (de mais de 200 km, pouco perto dos que caminharam 800 km ou mais) e tristeza porque a gente logo descobre que o mais legal do caminho e o proprio caminho, e nao a chegada. Ter acesso a pessoas do mundo todo ao vivo, com trocas de experiencias, historias. As pessoas deixam cair suas proteções naturais, por isso se ri e se chora muito no caminho. E o mais importante: a conversa interior e a possibilidade de encontrar teu equilibrio, atraves da exaustao fisica e do contato com a natureza. Cada um tem as suas descobertas, mas eu aprendi a valorizar ainda mais uma relação de amor, de crescimento e nao sofrimento, onde quando amas, ajudas a crescer, tolerando as limitações e, ao mesmo tempo, auxiliando a enxerga-las, com respeito e carinho. Agora sei porque muitos peregrinos voltam ao Caminho. Vale por uma vida de terapia. Tive muitos insights. Consegui perdoar os outros e a mim mesma por problemas passados. Acredito mais na minha força e capacidade de condução de forma amorosa da vida.

Dia 01.06.11 - participamos da missa do peregrino e as mensagens receberam com muita emoção da minha parte, a devida benção do padre. Missão cumprida.

7° Dia de Caminhada - De Casanova a Santa Irene 41 Km

Meu recorde, aproximadamente 16h de caminhada e 41 Km, contando as pausas para lanchar. Mais um albergue alternativo, sem internet, telefone ou comida. Hoje conheci Rapahel (França), alem de varias pessoas que vamos cruzando pelo caminho, umas vezes na nossa frente, outras atras. Cada um conforme o seu ritmo. Casais e amigos com ritmos diferentes, combinam de caminhar separados e se encontrar no final do dia ou da jornada.Assim foi com George (Escocia), Tiarc (Alemanha), Mark (Eua), Chris (Inglaterra), Alex (Alemanha), Jose Luis (Espanha); Jacques (França), Thomas (Espanha), Patrick (Inglaterra), Miriam (Espanha), Sarah (Italia), Ayleen (Eua), entre tantos outros peregrinos. Me senti revigorada nesta caminhada e uma presença muito forte de Deus.

6° Dia de Caminhada - De Portomarin a Casanova 31 Km

Boas novas. Eu descobri que eram bolhas embaixo das unhas e fazendo um pequeno procedimento, furando com uma agulha esterilizada e atravessando a bolha com uma linha, a infecção e o roxo começavam a ir embora. Isso me ajudou a seguir o Caminho no mesmo ritmo que os outros, apesar de eu ter dito no dia anterior para a Silvia ir adiante, pois eu iria passar a caminhar no compasso das minhas unhas.Com o que caminhamos faltam apenas 60 km ate Santiago. Em mais dois dias provavelmente acabaremos a caminhada. Hoje me sent de novo uma Hobbit com as trilhas no meio do mato. Ate cantamos cançoes, cada um do seu pais. Choveu um pouco e foi so tirar a capa, que parou a chuva. Mas no final estou feliz pois utilizei tudo o que eu trouxe. E o que era inutil, ja foi para doação ou lixo. Tiarc (Alemanha) nos acompanhou neste trecho. Ele esta com uma mochila com 25 kg, entre os objetos, um banco de madeira para rezar, um fogao, um botijão, um chuveiro, muitas roupas de frio (sendo que o verão esta chegando) e muitas ideias de criar seu proprio albergue na Alemanha. Persistencia ele tem. Em vez de parar em Casanova, ele ia tentar bater o recorde anterior dele de 60km em um dia. Isso e insano. Como estamos fugindo do roteiro tradicional pois os albergues estao lotados, estamos indo um pouco mais adiante. A partir de Sarria, aumenta o numero de peregrinos, pois dali ate Santiago completam aproximadamente 100 Km, o minimo para ganharem o Compostela e ser abençoado pelo Padre na Igreja. Em Casanova não existe mais nada, so o albergue. Tivemos que ir jantar em um outro albergue em outro lugar a 1,5 Km dali. Veio o garçom-motorista que me trouxe e levou de carro. Eu tentei entabular um dialogo com a hospedeira:

- Hay internet?
- No!
- Hay telephonos?
- No!
- Hay television?
- No! Niña aqui veniste solo para dormirte!